quarta-feira, 13 de maio de 2009

A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN


Um advogado empobrecido, Pedro Pathelin, assegura à mulher Guilhermina de que possui um plano para conseguir algum tecido. Vai à loja de um mercador de fazendas e o elogia, levando toda uma peça de pano. O vendedor não quer vender fiado, mas Pathelin o convida para jantar aquela noite, quando haverá pato assado, e ele será pago. Pathelin vai embora e o vendedor fica se rejubilando pelo alto preço pelo qual vendeu uma fazenda tão ordinária. Pathelin entrega o tecido à esposa e quando o convidado chega para jantar Pathelin mete-se na cama e a esposa diz que ele não podia ter comprado tecido alguma por estar doente há algumas semanas. Algum tempo depois os dois encontram-se num tribunal. Quando o mercador identifica Pathelin, reclama sua peça de tecido.
Autor Desconhecido
Direção: Júlio Maurício

Veja abaixo a notícia sobre o espatáculo.

Apresentação teatral “A Farsa do Advogado Pathelin”, com Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!!, a próxima atração comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC.

Dias 21, 22 e 23/08, sexta a domingo, às 20 horas. Entrada gratuita.

Sobe aos palcos do Teatro da UFSC o espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin”, de 21 a 23 de agosto, de sexta-feira a domingo. Uma realização da Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!! esta apresentação faz parte das atrações comemorativas dos 30 anos do Teatro da UFSC durante este o ano.

Em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio.

Os ingressos são gratuitos, quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 17 horas. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.

Sinopse

A Farsa do Advogado Pathelin, uma das atrações do mês de agosto da temporada comemorativa, fala sobre um advogado empobrecido, Pedro Pathelin, que assegura à mulher Guilhermina de que possui um plano para conseguir alguma fazenda. Vai à loja de um mercador de fazendas e o elogia, levando toda uma peça de pano. O vendedor não quer vender fiado, mas Pathelin o convida para jantar aquela noite, quando haverá pato assado, e ele será pago. Pathelin vai embora e o vendedor fica se rejubilando pelo alto preço pelo qual vendeu uma fazenda tão ordinária. Pathelin entrega o tecido à esposa e quando o convidado chega para jantar Pathelin mete-se na cama e a esposa diz que ele não podia ter comprado fazenda alguma por estar doente há algumas semanas. O vendedor vai embora e volta logo depois, quando Pathelin então finge um ataque de loucura. O mercador se convence de que foi enganado pelo diabo. Algum tempo depois o mercador leva ao tribunal um pastor que lhe comeu várias ovelhas. O pastor contrata Pathelin como seu advogado e este se mascara para não ser reconhecido enquanto o mercador faz sua acusação, alegando dor de dentes. Quando o mercador identifica Pathelin, reclama sua peça de pano. O juiz interroga o pastor a quem Pathelin instruiu como devendo responder somente com balidos. O juiz dá ganho de causa ao pastor e o mercador sai do tribunal dizendo que vai até a casa de Pathelin ver se “Você está aqui ou lá”. Quando Pathelin pede seus honorários ao pastor, este responde somente com balidos.

Sobre a montagem da peça

A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, já fez mais de 200 apresentações. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?
Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época.

Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP). A direção do espetáculo é de Júlio Maurício.

Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva.

Histórico do grupo

O “Teatro Sim... Por Que Não?!!!” mantém um constante trabalho de aprimoramento de seus integrantes, sempre às voltas com oficinas, cursos e estudos. Na nossa concepção, o artista nunca está pronto, esta sempre vivenciando um permanente processo de desenvolvimento. O nosso produto “espetáculo” decorre de um processo, e não de um objetivo em si próprio.

Dentro dessa filosofia montamos: “As Aventuras de Mestre Nasrudin” (1991 a 1995), “Paralelos” ( 1994 e a995), “A Farsa do Advogado Pathelin” (1996 a 2009), “Livres e Iguais” (1999 a 2009), “Rei Frouxo, Rei Posto! (2001 a 2004), “... E o Céu Uniu dois Corações” (2005 a 2007) e “O Pupilo quer ser Tutor” (2007 e 2009).
Com nossos espetáculos já circulamos por 14 estados brasileiros participando dos principais festivais do teatro do país, além de representar o Brasil em Festivais na Argentina e França.
Fazemos teatro, não este ou aquele, apenas teatro. Um teatro que permite ao público fazer distintas leituras do mesmo espetáculo. Um teatro com preocupações estéticas e sociais. Teatro como uma das mais sérias brincadeiras já criadas.

Cronologia:

1984 - Criação do grupo por alunos e ex-alunos do Curso de Teatro ministrado por Margarida Baird, no SESI.
1985 - A IDADE DO SONHO, de Tônio Carvalho. Espetáculo infanto-juvenil dirigido por Margarida Baird.
1986 - OS CIÚMES DE UM PEDESTRE, de Martins Pena. Dirigido por Margarida Baird. Participa do Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP.
1987 - PROJETO POEMA: VINÍCIUS DE MORAES. Direção de Margarida Baird.
1988 - A ARCA DE NOÉ. Direção de Margarida Baird.
HELENA BARAÚNA, SEUS AMORES, SUAS DORES, de Margarida Baird e Márlio Silveira.
1992 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, direção de José Ronaldo Faleiro.
1993 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, participa de:
- VII Festival Universitário de Teatro de Blumenau
- Festival de Teatro de Eldorado, Misiones/Argentina
- II Mostra Maria Mazzetti de Teatro de Bonecos, no Rio de Janeiro/RJ
- I Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis/SC. Prêmio de melhor espetáculo, direção, atriz, iluminação e maquiagem.
1994 - AS AVENTURAS DE MESTRE NASRUDIN, participa de:
- Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/RS
- II Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba/PR
PARALELOS, textos de Harold Pinter, direção de Júlio Maurício.
1995 - PARALELOS participa da:
- VII Festa Catarinense de Teatro, em Lages/SC
1996 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN, autor desconhecido, direção de Júlio Maurício. Participa do:
- X Festival Universitário de Teatro de Blumenau/SC.
1997 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN participa de:
- II CONESUL de Teatro, em Pelotas/RS. Prêmio de atriz e figurino.
- V Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis/SC. Prêmio de melhor atriz.
- XXV FENATA, em Ponta Grossa/PR. Prêmio de melhor figurino.
- X Festival Catarinense de Teatro, Concórdia/SC. Prêmio de 2º melhor espetáculo, figurino, atriz, ator e direção.
1999 - LIVRES E IGUAIS, teatro de formas animadas, roteiro e direção de Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Níni Beltrame. Participa de:
- 13º Festival Nacional de Teatro Universitário de Blumenau/SC. (Mostra Paralela)
- III Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC. (Não competitivo)
- VII Festival Nacional de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo, categoria infantil. Prêmio de melhor espetáculo, direção, conjunto de atores, iluminação, cenário e sonoplastia
2000 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN participa do:
- Projeto ARTES DA CATARINA, promoção da Fundação Catarinense de Cultura e SESI, apresentando-se em diversos balneários de SC
LIVRES E IGUAIS participa de:
- Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos/SP, na categoria infanto-juvenil. Prêmio de melhor espetáculo, conjunto de atores, iluminação, cenografia e o prêmio especial “Décio de Almeida Prado” de melhor espetáculo do Festival, escolhidos pelos jornalistas que cobriam o evento.
- 12º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela/RS (não competitivo).
- 9º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos/Curitiba/PR (não competitivo)
- IV Festival Nacional de Artes Cênicas de Americana/SP, recebendo prêmio de melhor iluminação e prêmio especial do júri.
- Projeto “Balaio Brasil”, promovido pelo SESC-São Paulo/SP.
2001 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- FILO – Festival Internacional de Londrina/PR, não competitivo.
- Première Biennale Internationale des Arts de la Marionnette, em Paris/França.
- Inauguração do Teatro “Cine Teatro Mussi”, em Laguna/SC.
- 1º Festival de Formas Animadas, em Jaraguá do Sul/SC,(não competitivo).
- Projeto Corredor Cultural, da Rede Cultural do Mercosul, em Campo Grande/MS.
- Circula por 14 cidades Catarinenses com o patrocínio da Telesc Brasil Telecom/MINC.
- Projeto EMCENACATARINA promovido pelo SESC/SC em Rio do Sul, Joinville, Brusque, Lages e Itajaí.
- 1º Festival Catarinense de Teatro de Bonecos, em Rio do Sul/SC.
REI FROUXO, REI POSTO! – Espetáculo para espaços não convencionais. Texto de Perito Monteiro e direção de Júlio Maurício. Participa do:
- 9º Festival de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo. Indicação de melhor ator e diretor. Prêmio de melhor figurino.
2002 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Projeto Palco Giratório do SESC/RJ, apresentando-se em 10 cidades paranaenses, além de Maceió/AL e Macapá/AP.
- 12º Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Caxias do Sul/RS (não competitivo).
2003 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Abertura do ano letivo da UNIVALI, em São José/SC.
- 7ª Mostra de Teatro Infantil de Belo Horizonte/MG.
- Festival Catarinense de Teatro – FECATE, em Criciúma/SC.
NATAL DE TODOS OS ANJOS, Auto de Natal, em Teatro de Sombras, na Estação Júlio Prestes, para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo/SP.
2004 - LIVRES E IGUAIS participa de:
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP.
- I Jornada Internacional de Teatro Infanto-Juvenil, em São Paulo/SP.
- 2o. Prêmio IGK – Instituto Guga Kuerten, na FIESC, em Florianópolis/SC. Convidado especial.
A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
REI FROUXO, REI POSTO!
LIVRES E IGUAIS
O s três espetáculos participam da Mostra GESTO, promoção da Associação dos Produtores Teatrais da Grande Florianópolis/SC, no Teatro Álvaro de Carvalho e ruas de Florianópolis.
2005 - . . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES, melodrama circense. Texto de Antenor Pimenta e direção de Neyde Veneziano.
2006 - . . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES participa de :
- Floripa Mostra Teatro, ficando em cartaz no Teatro Álvaro de Carvalho, de 05/ jan a 05/fev.
- 15º Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Contemporânea
A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN, em comemoração aos 10 anos de estréia, circula pelas seguintes cidades catarinenses: São José, Laguna, Tubarão, Araranguá, Criciuma, Lages, São Joaquim, Itajaí, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Ituporanga, Ibirama, Rio do Sul, Videira, Caçador, Curitibanos e Blumenau.
2007 - A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN continua turnê comemorativa aos 10 anos de estréia, apresentando-se em: Timbó, Taió e Braço do Norte.
. . . E O CÉU UNIU DOIS CORAÇÕES participa de:
- I Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí.
- XIV Festival Nacional de Teatro de Florianópolis Isnard Azevedo.
O PUPILO QUER SER TUTOR, mimodrama. Texto de Peter Handke e direção de
Francisco Medeiros. Participa do:
- Riocenacontemporânea/2007, no Rio de Janeiro/RJ.
- 1º Festival Nacional de Teatro da Bahia, em Salvador/BA.
- 10º Festival Recife do Teatro Nacional, em Recife/PE.

2008 - O PUPILO QUER SER TUTOR, participa de:
- Projeto Palco Giratório do SESC se apresentando nas seguintes cidades: Fortaleza, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Crato-CE.
- Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.
LIVRES E IGUAIS, participa do FITA FLORIPA - Festival Internacional de Teatro de Animação em Florianópolis SC.

OBS.: Os espetáculos “A Farsa do Advogado Pathelin”, “Livres e Iguais”,
“Rei Frouxo, Rei Posto!” e “O Pupilo quer ser Tutor” continuam no repertório do Grupo.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
Autor: DESCONHECIDO
Adaptação: PERITO MONTEIRO
Consultoria: NEYDE VENEZIANO
Direção: JÚLIO MAURÍCIO
Projeto Cenográfico : WILLIAM PEREIRA
Execução de Cenário e Adereços:MARCOS CARIONI
Figurinos: NORMA RIBEIRO
Iluminação: JÚLIO MAURÍCIO
Operador de Som: MARCOS PACHECO
Efeito Instrumental: JACKSON CARDOSO
Técnico de Iluminação: CARLOS FALCÃO
Fotografia: CLEIDE DE OLIVEIRA
Produção: JÚLIO MAURÍCIO, NAZARENO PEREIRA E VALDIR SILVA
ELENCO
BERNA SANT´ANNA: Guilhermina
ISMAR MEDEIROS: Juiz
LEON DE PAULA: Comerciante
NAZARENO PEREIRA: Pathelin
VALDIR SILVA: Pastor

Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, "Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral "A Farsa do Advogado Panthelin ", realização da Cia. Teatro Sim...Por Que Não?!!!
QUANDO: Nos dias 21,22 e 23 de agosto de 2009, sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 www.dac.ufsc.br
Contato Cia Teatro Sim... Por Que Não?!!!: 9972-3052

Fonte: Joice Balboa, Acadêmica de Jornalismo - Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br