quarta-feira, 13 de maio de 2009

A GALINHA DEGOLADA


O espetáculo, sobre o conto homônimo do escritor uruguaio Horacio Quiroga, é o trabalho que marca o início da parceria entre duas importantes companhias teatrais de Florianópolis: Persona Cia de Teatro e Teatro em Trâmite. A peça conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus 4 filhos idiotas. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as conseqüências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.
Autor: Horario Quiroga
Direção: Jefferson Bittencourt


Veja abaixo a notícia sobre o espetáculo:


Teatro da UFSC recebe o espetáculo “A Galinha Degolada”

Dias 25, 26 e 27/09, sexta, sábado e domingo, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade.

A próxima atração do mês de setembro, comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC, será a apresentação teatral “A Galinha Degolada” da Persona Cia. de Teatro. Nos dias 25, 26 e 27/09, sexta, sábado e domingo, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade.

As apresentações do dias 25 e 26 integram a programação da 2ª Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC, evento que acontece de 21 a 26 de setembro, em Florianópolis, em vários espaços culturais. (Veja www.semanaousada.ufsc.udesc.br)

Em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio.

Os ingressos são gratuitos, quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta e sexta-feira, das 14 às 18 horas. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.


Sobre a peça

O espetáculo "A Galinha Degolada", sobre o conto homônimo do escritor uruguaio Horacio Quiroga, é o trabalho que marca o início da parceria entre duas importantes companhias teatrais de Florianópolis: Persona Cia. de Teatro e Teatro em Trâmite. Projeto contemplado pelo primeiro Edital de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a peça conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus quatro filhos idiotas. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as conseqüências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.

O conto original é uma obra-prima da literatura ocidental. Horacio Quiroga foi um exímio contista, na tradição de Edgar Allan Poe e Jorge Luis Borges e que, com muita delicadeza e sensibilidade, tratou de temas de grande profundidade através de uma escrita direta, incisiva e perturbadora. Quiroga teve uma vida trágica, matou um colega por acidente com um tiro de espingarda e acabou suicidando-se com uma dose fatal de cianureto. Seus casamentos eram repletos de momentos de angústia com inúmeras discussões e desfechos trágicos; uma de suas esposas também se suicidou.

Em cena, há os quatro meninos representados por bonecos: o boneco — por sua representação plástica, desprovida de força própria — é peça central para estabelecer um jogo teatral imediato entre o ator e um corpo ‘idiotizado’ (esta expressão ‘os filhos idiotas’ é utilizada no conto de Quiroga, como símbolo da falta de vida no corpo dos meninos). Soma-se a isso o trabalho de interpretação do casal protagonista (André Francisco e Loren Fischer) e a empregada (interpretada por Samantha Cohen) que buscam apresentar de maneira sensível e ao mesmo tempo contundente toda a relação de amor e ódio contido, que é representado no conto de Quiroga. A atriz Gláucia Grigolo vive a personagem que apresenta a história para a platéia, conduzindo o espectador através da construção objetiva das palavras do autor.

O diretor Jefferson Bittencourt vem pesquisando a linguagem do fantástico desde sua primeira montagem , "F." realizada em 2002, com a Persona Cia. de Teatro. Desde então, sua busca tem sido por temáticas que abordam situações extremas da vida humana e suas consequências, e na possibilidade que o teatro tem de vislumbrar a beleza através do espanto, da ação de estar ‘face a face’ com o horror e com o mistério. Como ressaltava Aristóteles sobre a função da tragédia grega: “purificar a alma do homem e incliná-lo ao bem pela visão do absurdo e do mal inerentes à ordem cósmica”, estas são as inquietações do diretor.

Na trajetória dos dois grupos envolvidos, aparecem espetáculos premiados e que circularam por Santa Catarina através de incentivos e editais como "F." da Persona Cia. de Teatro e "O Marinheiro" do Teatro em Trâmite.


Sobre os grupos

Persona Companhia de Teatro

A Persona Companhia de Teatro foi fundada em 2001 em Florianópolis, SC, com o objetivo de ser uma companhia de teatro profissional. A busca pela qualidade é essencial na medida em que o coletivo se junta aos esforços para a construção de uma cena teatral sólida em Santa Catarina. Por sua vez, a originalidade é condição para que se persiga uma identidade de grupo.

Desde então, a Persona vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e criação, tendo como foco principal a construção cênica através dos atributos que compõem a musicalidade. No seu repertório, constam espetáculos que primam por personagens sensíveis e por um olhar que busca, incessantemente, questionamentos mais profundos sobre a existência humana. Seus trabalhos vêm recebendo elogios do público e da crítica especializada no Brasil e no exterior. Em seu repertório, a Persona conta com os seguintes espetáculos:

- "F." (2002)- texto de Rogério Christofoletti, baseado no universo de Franz Kafka, dirigido por Jefferson Bittencourt. Recebeu vários prêmios em festivais do Brasil Folha de São Paulo no Festival de Teatro de Curitiba em 2003.

- "E.V.A." (2002)- texto de Christiano de Almeida Scheiner, dirigido por Jefferson Bittencourt. Trouxe aos palcos a bailarina e coreógrafa Sandra Meyer.

- "Castelo de Cartas" (2004)- texto de Rogério Christofoletti, dirigido por Jefferson Bittencourt. Foi o único representante brasileiro no XV Festicaribe – Festival Internacional de Teatro Del Caribe – ITI – UNESCO, em Santa Marta, Colômbia, 2004.

- "Nem mesmo a Chuva tem Mãos tão pequenas" (2006), texto baseado em The Glass Menagerie, de Tenessee Williams. Direção de Jefferson Bittencourt.

- "A Galinha Degolada" (2008) - Baseado no conto homônimo do uruguaio Horacio Quiroga. Direção de Jefferson Bittencourt. Contemplado pelo 1º Edital de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Temporada de estréia: de 28 de novembro a 03 de dezembro no Teatro da Ubro – Florianópolis.


Integrantes da Persona Cia. de Teatro:

Jefferson Bittencourt – diretor artístico e produtor, Gláucia Grigolo – atriz, figurinista e produtora, Melissa Pretto – atriz, Sandra Meyer – atriz e orientadora corporal/coreográfica


Teatro em Trâmite

O Teatro em Trâmite iniciou suas atividades em 2003, na cidade de Florianópolis. Com uma prática teatral de caráter experimental, o grupo, desde sua fundação, vem pesquisando as possibilidades dos espaços cênicos, a dramaturgia do ator e a criação de textos, na busca da construção de uma linguagem particular. Do Teatro de Formas Animadas à montagem de espetáculos em espaços alternativos, o grupo procura investigar as diversas possibilidades teatrais a fim de renovar as linhas convencionais do teatro e encontrar novos caminhos para a cena contemporânea.

Além da montagem de espetáculos e da pesquisa das possibilidades da linguagem cênica na contemporaneidade, o Teatro em Trâmite desenvolve também projetos de cunho educacional, performances artísticas e intercâmbios com outras companhias teatrais do Brasil e do exterior. Os principais trabalhos foram:

- "#WZCK#", adaptação do texto Woyzeck de George Büchner, direção de André Francisco, em cartaz durante os anos de 2004 e 2005;

- "Caio Transbordado", adaptação de “Calígula” de Camus, direção de André Francisco, em 2006.

- "O Marinheiro", de Fernando Pessoa. Direção de André Francisco e Vivian Coronato, em cartaz entre os anos de 2003 a 2006.

- "O velório da tia Aurora". Vencedor do IV Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica.Direção: André Francisco, em 2007.

- "A Galinha Degolada" - Baseado no conto homônimo do uruguaio Horacio Quiroga. Direção de Jefferson Bittencourt. Contemplado pelo 1º Edital de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, 2008.


Integrantes do Teatro em Trâmite:

André Francisco – diretor, dramaturgo, ator e produtor; Loren Fischer – atriz e produtora; Samantha Cohen – atriz e produtora; e Fernando Cruz - ator


Ficha Técnica:

Direção: Jefferson Bittencourt Elenco: André Francisco, Gláucia Grigolo, Loren Fischer e Samantha Cohen Tradução e adaptação: Gláucia Grigolo e Jefferson Bittencourt Cenário e adereços: Jânio Roberto de Souza Cenotécnico: Tonvilde de Souza Figurino: Gláucia Grigolo e Samantha Cohen Costureiras: Iraci Machado Goulart e Iolita da Silva Trilha sonora e Iluminação: Jefferson Bittencourt Arte gráfica: André Francisco e Jefferson Bittencourt Maquiagem: Adriana Bernardes Fotógrafo: Cristiano Prim Ilustrações e web site: Janderson Bittencourt dos Santos Administração e Assistência de Produção: Nilce da Silva Realização: Persona Cia. de Teatro e Teatro em Trâmite Duração do espetáculo: 45 minutos Idade recomendada: a partir de 12 anos


Sobre o Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, "Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral "A Galinha Degolada".

QUANDO: Dias 25, 26 e 27 de setembro de 2009 — sexta, sábado e domingo —, às 20 horas.

ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.

CONTATO: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 www.dac.ufsc.br

CONTATOS E INFORMAÇÕES: Persona Cia. de Teatro e Teatro em Trâmite: www.personateatro.com.br - Telefone: (48) 3204-6608

Fonte: Sendy Cristina da Luz, Acadêmica de Jornalismo - Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos.