quarta-feira, 13 de maio de 2009

Histórico, por Clóvis Werner

Espaço de Artes Cênicas integra conjunto histórico da paisagem cultural do bairro da Trindade, em Florianópolis

O Teatro da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. O conjunto compreende a Igrejinha, o Teatro e a Casa do Divino.

Segundo o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral, a freguesia da Santíssima Trindade de Trás do Morro foi a última a ser criada na ilha de Santa Catarina. A Trindade já era lugar conhecido por ser caminho para a Lagoa, e em 1756 recebeu grupo de colonizadores açorianos.

A primeira capela local data de 1848, e em 23 de março de 1853 foi criada a Paróquia da Santíssima Trindade, conforme registro da paróquia.

Pela construção arquitetônica de que se utiliza, o pesquisador português Manuel Gandra diz que o culto do Divino Espírito Santo, sob a forma de Império, é uma expressão própria e exclusiva do mundo lusíada, que não encontra semelhança para as comemorações homônimas em mais nenhum local do universo católico.

Em 1938, passando por reformas, a antiga igrejinha recebeu a torre frontal, incorporada ao edifício. E em meados da década de 1950, foi construído o Salão Paroquial, entre a igrejinha e a Casa do Divino, no terreno de acesso ao cemitério, que havia nos fundos. A construção do salão, acompanhada de perto pelo padre da paróquia, contou com a participação efetiva da comunidade; alguns alunos do vizinho grupo escolar Olívio Amorim e presidiário do Estado, que ajudavam nas mais diversas tarefas.

Em pesquisa realizada com antigos moradores do bairro, a partir das suas vivências no conjunto de edifícios, nas chácaras vizinhas e nos arredores, o antigo Salão Paroquial, além de ser local de reuniões e de eventos religiosos, também foi palco para a comunidade apresentar as suas peças teatrais, os dramas, como chamavam, em que grupos de jovens realizavam suas temporadas com peças sobre vários temas. 

Também o cinema ganhou espaço no salão, e uma platéia assídua se deleitava com as projeções de filmes em preto e branco, atenta, mesmo sentada em rústicos bancos de madeira. 

O bairro vem assistindo a mudanças mais intensas desde algumas décadas. Em 1961, o Governo do Estado doou à União, para incorporação à Universidade Federal de Santa Catarina, os terrenos da Trindade pertencentes a antiga Fazenda Modelo Assis Brasil. A partir dessa fazenda, também conhecida como Posto da Monta, outros terrenos foram sendo adquiridos pela Universidade, como o terreno da paróquia onde estava a antiga igrejinha da Trindade.

A UFSC, valorizando o conjunto histórico da comunidade, decidiu reformar e destinar os edifícios para as Artes. Assim, a igrejinha foi destinada ao Coral da UFSC, e em 1978 o seu interior recebeu a pintura mural Humanidade, do artista catarinense Hassis, que havia morado parte da sua vida no bairro.

No ano seguinte, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen, o Teatro da UFSC foi inaugurado, e, desde então, a comunidade passou a contar com mais este espaço para as Artes Cênicas na cidade.

A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

A UFSC possui uma tradição em teatro, com espetáculos produzidos e veiculados pelo Departamento Artístico Cultural. Com trabalho de mais de três décadas, o DAC mantém grupos de teatro, como o Grupo Pesquisa Teatro Novo, o grupo da Oficina de Teatro Para Adolescentes e o Grupo O’Gia, e acumula a experiência da realização estadual da Mostra de Teatro Educação e do recente Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis. Além disso, mantém oficinas de teatro permanentes, com ampla trajetória na formação de atores em Santa Catarina. Entre elas, destaca-se a OPT (Oficina Permanente de Teatro). Soma-se a esta experiência, a criação do Curso de Artes Cênicas da UFSC, e a realização da I Semana de Teatro da UFSC em 2008. 

Com 108 lugares e equipamentos cênicos, o Teatro da UFSC é usado, preferencialmente, para atividades de Teatro. Em fins da década de 1980 e meados da de 1990, o teatro recebeu algumas reformas estruturais, como a ampliação do palco, inclinação da platéia com rampas para acesso de deficientes e a troca da cobertura. Desde 2005, outras benfeitorias vêm sendo realizadas gradativamente no teatro, como a instalação de novas poltronas na platéia, pintura interna, troca de carpet e do piso dos camarins, que em 2008 receberam novas bancadas com espelhos. As cortinas foram trocadas e foram adquiridos novos refletores para o palco. 

Estas são algumas das ações que visam maior conforto e segurança para o público e para os atores. O conjunto da Igrejinha da UFSC, que abriga o teatro, auditório, oficinas e salas de apoio administrativo, teve a pintura externa totalmente reformada. 

O DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC é uma consolidação do trabalho realizado há anos na Igrejinha da UFSC e em outros setores afins da Universidade, pois, nestas mais de quatro décadas de existência da instituição, as transformações de seção a núcleo, à divisão e a departamento viabilizaram a criação de uma pró-reitoria, embrião da atual Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. 

Para atendermos à crescente população da comunidade e oferecermos projetos de Arte com qualidade, é preciso que sejam ampliados os investimentos para que o espaço cultural do DAC seja indicador de excelência na Universidade.

Lugar de Memória do bairro, há mais de cento e cinqüenta anos, os edifícios da atual Igrejinha da UFSC, com a antiga Casa do Divino e o cinqüentenário edifício do Teatro, continuam diante da praça da Trindade, de frente para o coração do bairro, como se fossem personagens, acompanhando e participando das histórias da sua gente, contribuindo há várias décadas, através da Arte, para a construção de uma sociedade mais humana e mais justa. 


Clóvis Werner
Historiador com pesquisa sobre a Antiga Igrejinha da Trindade
Promotor Cultural do Departamento Artístico Cultural da UFSC

Visite site do dac