quarta-feira, 13 de maio de 2009

SOCORRO


O corpo, em Socorro, está sempre no limiar da necessidade de Socorro, mas a palavra não acontece, o conflito está lá e surge como uma condição humana. Ser humano significa realizar-se, e de fato é isso que impede que os seres humanos convivam uns com os outros com "boa vontade". Não podemos fazê-lo por sermos humanos, perdemos a força de nos mantermos juntos e assim... a solidão.
"espectadores e ouvintes não tardarão a descobrir o que procuraram os intérpretes. as coisas se passam como num teatro de marionetes quando heróis são ameaçados pelo crocodilo." Peter Handke
Autor: Peter Handke
Direção: Zilá Muniz



Veja abaixo a notícia sobre o espetáculo:





Teatro da UFSC recebe “Socorro”, espetáculo de dança com o Ronda Grupo de Dança e Teatro


Nos dias 13 a 15/11, sexta a domingo, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade.


Na comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, a próxima atração do mês de novembro será o espetáculo de dança “Socorro”, que mescla técnicas do teatro de animação, produção do Ronda Grupo de Dança e Teatro, de Florianópolis. Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, sexta, sábado e domingo, às 20 horas. Gratuito e aberto à comunidade.

O Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC, em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC, organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio.

Os ingressos são gratuitos, quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, nas vésperas do espetáculo, quinta e sexta-feira, das 14 às18 horas. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.

Sobre o espetáculo:


Socorro é um trabalho de dança contemporânea, onde o corpo se movimenta em diálogo com a ação e tece com a palavra uma dramaturgia para a dança. O espetáculo, com duração aproximada de 60 minutos, é baseado livremente na obra do autor austríaco Peter Handke, Gritos de Socorro (Hilferufe), e traça também o intercâmbio entre a dança contemporânea e o Teatro de Formas Animadas, numa construção híbrida que experimenta o encontro entre as linguagens.

“Acreditamos que pesquisas desta natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem para o espectador um novo olhar crítico e novas experiências estéticas”, referencia a diretora Zilá Muniz.

A produção da montagem é do Ronda Grupo de Dança e Teatro, com concepção e direção de Zilá Muniz em colaboração com os intérpretes-criadores Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz, além da consultoria em Formas Animadas de Valmor Níni Beltrame e cenário de Fernando Marés.

A palavra Socorro faz parte um lugar onde as situações de emergência acontecem e chegam a acontecer devido a escolhas. “(...) descobrir a palavra socorro através do labirinto de um grande número de frases e palavras, (...) elas exprimem foneticamente a necessidade de socorro, fora de toda situação determinada, real” (Peter Handke).

O corpo, em Socorro, está sempre no limiar da necessidade de Socorro, mas a palavra não acontece, o conflito está lá e surge como uma condição humana. Ser humano significa realizar-se, e de fato é isso que impede que os seres humanos convivam uns com os outros com “boa vontade”. Não podemos fazê-lo por sermos humanos, perdemos a força de nos mantermos juntos e assim... a solidão.

O espetáculo Socorro foi montado por meio de um dos prêmios do Concurso de Artes Cênicas n. 001/FCFFC/2008, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.


Sobre o grupo:



O Ronda Grupo de Dança e Teatro surgiu em 1993 na cidade de Florianópolis. Desde então vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea e participando de eventos na cidade e fora, em mostras e festivais, produzindo também a Série Mergulho no Palco, que aconteceu ao longo do ano de 2006 e 2007, no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC). Em 2005, sob direção de Zilá Muniz se formou um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea, originando o espetáculo Movimento para 6 (2006), “Corpo-lugar” (2007), Siga o Risco (2008) e Socorro (2008).


Ficha Técnica:


Realização: Ronda Grupo de Dança e Teatro - www.rondagrupo.blogspot.com

Direção/Concepção: Zilá Muniz

Intérpretes-criadores: Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Paula Bittencourt, Vicente Mahfuz

Consultoria em Formas Animadas: Valmor Níni Beltrame

Bonecos: Marcos Oliveira

Cenário: Fernando Marés

Iluminação: Camila Ribeiro, Irani Apolinário

Operação de luz: Greice Miotello

Figurino: Zilá Muniz

Trilha sonora: Javier Venegas, Zilá Muniz (músicas de Steve Reich)

Material gráfico: Lena Muniz

Produção: Egon Seidler


Sobre o Teatro da UFSC


O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, "Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.



SERVIÇO:


O QUÊ: Espetáculo de dança “Socorro”, com o Ronda Grupo de Dança e Teatro

QUANDO: Dias 13, 14 e 15 de novembro de 2009 - sexta, sábado e domingo - às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.
CONTATO: Produção: Egon Seidler (48) 8412- 5624) e DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional, texto e fotos fornecidos pelo grupo.