quarta-feira, 13 de maio de 2009

UMA VISITA



UMA VISITA, do alemão Martin Walser, é um texto instigante e arrojado que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas (e, de certa forma, os sentimentos de um mundo alquebrado física e moralmente) por meio de quatro incríveis personagens. Hubert é um empresário da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.
Autor: Martin Walsen
Direção: Antonio Cunha

Veja abaixo a notícia sobre o espatáculo.

Espetáculo teatral "Uma Visita", realização da Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação, em comemoração dos 30 anos do Teatro da UFSC

Dias 07, 08 e 09/08, sexta a domingo, às 20 horas. Entrada gratuita.

Acontece de 7 a 9 de agosto, de sexta-feira a domingo, no Teatro da UFSC, a apresentação do espetáculo teatral "Uma Visita", realização da Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação, de Florianópolis. Esta apresentação faz parte da temporada comemorativa de 30 anos do Teatro da UFSC, agendada para este ano.

Para a temporada comemorativa dos 30 anos do Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural da UFSC - DAC organizou uma programação especial, com vários espetáculos da cidade para este ano. São 13 peças que se apresentarão no palco do teatro até dezembro deste ano. A abertura da temporada aconteceu em maio. Neste começo de semestre, a programação conta com a presença de Uma Visita, de 07 a 09 de agosto.

Os ingressos para o espetáculo são gratuitos, quem quiser garantir o seu poderá retirá-lo com antecedência no DAC/Teatro da UFSC, na quinta ou sexta-feira, das 14 às 17 horas. Por se tratar de espetáculo gratuito, os ingressos garantirão o acesso ao Teatro até às 20 horas. Após esse horário, os eventuais lugares vagos serão liberados para o público excedente.

Veja o blog com a programação comemorativa completa, textos sobre os espetáculos e breves textos históricos sobre o Teatro da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br.

Uma Visita, uma das peças do mês de agosto da temporada comemorativa, conta a história de um empresário, Hubert, da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.
Com a autoria do alemão Martin Walsen e direção de Antônio Cunha, Uma Visita é um texto instigante e arrojado que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas por meio de quatro incríveis personagens.

A equipe

A peça tem no elenco os experientes atores Luigi Cutolo, Antonella Batista, Adriano de Brito e José Carlos Ramos, cenografia e adereços de Melina Marcondes, iluminação de Irani Apolinário, figurino de José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha, maquiagem de Miriam Wollinger da Cunha, produção executiva de Mariane Feil e produção da Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação.

Antônio Cunha é dramaturgo (autor, dentre outros, do texto “Dona Maria, a Louca”), roteirista, ator e diretor. Com atuação constante no meio, assina a quatro anos a concepção e direção cênica das óperas produzidas pelo Pró Música de Florianópolis (Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto e La Traviata).

Martin Walser nasceu em 24 março 1927, em Wasserburg am Bodensee, no Lago Constança. Escritor polêmico, seu trabalho mais importante é "Runaway Horse", de 1978, que não só foi muito popular entre os leitores, mas que ganhou o reconhecimento dos críticos literários. Um de seus romances, "Tod eines Kritikers" (Morte de um Crítico), de 2002, foi inspirado na figura do crítico literário Marcel Reich-Ranicki, do diário Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). Antes do seu lançamento, o livro já provocou uma enorme polêmica nos círculos intelectuais alemães, criando um abismo aparentemente intransponível entre o autor e aquele jornal: o autor foi acusado de assumir posições anti-semitas, acusação refutada pelo escritor Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. No início de 2008, Walser volta a causar surpresa à opinião pública alemã: "Ein liebender Mann" (Um Homem Amante), seu novo romance, seria publicado em episódios no FAZ, antes do lançamento do livro pela editora Rowohlt. A notícia, divulgada pelo próprio autor, surpreendeu diante da gravidade do conflito que o escritor tivera com o jornal seis anos atrás. A peça "Der Abstecher" (O Desvio), foi escrita em 1961 e publicada no Brasil com o título "Uma Visita, recebendo agora a segunda montagem brasileira que se tem notícia.

Histórico do Grupo Armação e Esfera Produções.

A Esfera produções é uma empresa de produção que em apenas dois anos, já contabilizou dez trabalhos em teatro e audiovisual.

O seu objetivo principal, através de parceiras como a realizada com Grupo Armação, é a viabilização técnica e profissional de projetos que contribuam para o desenvolvimento social cultural dos cidadãos, além da fomentação para a formação de público para as Artes Cênicas. Administrada pela profissional Mariane Feil que também faz a produção executiva da peça.

O Grupo Armação nasceu em 1972 da idéia de formação de uma companhia profissional de teatro em Santa Catarina. Durante estes anos realizaram 56 montagens, e diversas leituras dramáticas. Sendo que as mais recentes são: Projeto Ato Contínuo na Casa do Teatro: Montagem das peças Jardim das Delícias – texto e direção de Sulanger Bavaresco e Sonho de Uma Noite de Velório – texto de Odir Ramos da Costa – direção de Antônio Cunha – Temporadas 2006 e 2008 e Uma Visita, texto de Martin Walser com direção de Antônio Cunha.

A ideia do espetáculo surgiu de um desejo de montar uma peça de teatro em que pudessem atuar juntos, sedimentando uma relação profissional e de amizade iniciada em trabalhos anteriores no teatro e no cinema, este foi o embrião deste projeto, com Luigi Cutolo, Antonella Batista e Gringo Starr (que precisou deixar a equipe logo no início devido a outros compromissos profissionais).

Para dar corpo à ideia, foi convidado o diretor Antônio Cunha, que trouxe consigo o texto de Martin Walser. À equipe vieram somar os atores Adriano de Brito e José Carlos Ramos (ator do Grupo Armação). A produção foi entregue a Mariane Feil e a sua Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação.
Juntarem-se, por fim, ao time, a cenógrafa Melina Marcondes, o iluminador Irani Apolinário, o figurinista José Beirão, dentre outros.

Fundadores do Grupo: Édio Nunes, Zica Vieira, Chico De Nez, Zeula Soares, Sandra Ouriques, José Carlos Ramos, Ademir Rosa (In Memorian).
Integrantes do Grupo: Alexsandro Maquel Lopes (Presidente), Rogaciano (Vice-Presidente), Édio Nunes, Zica Vieira, Édio Nunes, Sandra Ouriques, José Carlos Ramos. Obs.: existem muitos colaboradores que não estão no estatuto, mas participam dos projetos.


Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC é um edifício que faz parte do conjunto histórico da atual Igrejinha da UFSC, que pertencia à Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no bairro da Trindade, em Florianópolis. A data de fundação da paróquia é de 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (edifício destinado ao culto do Espírito Santo por ocasião da festa).

Com a reforma dos edifícios, em 1978 a UFSC destinou a Igrejinha ao Coral da UFSC e outras atividades musicais, e, em maio de 1979, numa ação conjunta da Universidade e do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC junto ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, foi inaugurado o Teatro da UFSC. A Casa do Divino foi reformada para abrigar as salas para cursos e oficinas de Artes Plásticas e outras atividades

Segundo Carmen Fossari, diretora de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, "nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ter sido, e ser, um celeiro de novos artistas, e de ter uma contribuição indelével ao fazer teatral em Florianópolis, de uma forma mais moderna e despojada".

Segundo Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC, "Esta é uma programação com grupos catarinenses a quem a UFSC sempre trabalhou oferecendo um espaço digno para apresentarem seus espetáculos".

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral "Uma Visita", realização da Esfera Produções em parceria com o Grupo Armação.
QUANDO: Nos dias 07,08 e 09 de agosto de 2009, sexta a domingo, às 20 horas.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberto para a comunidade.
Contato: DAC / Teatro da UFSC (48) 3721-9348 e 3721-9447 - www.dac.ufsc.br
Contato: Esfera Produções: Mariane Feil: (48) 9122-7604


Fonte: Sendy C. da Luz, Acadêmica de Jornalismo - Bolsista de Extensão do Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e fornecido pelos grupos. Contato Notícias: (48) 3721-9348 e noticias@dac.ufsc.br